Palestra abre 2º encontro do ´Vida no Ventre´

Encontro reuniu grande público
Ascom

O segundo encontro do programa Vida no Ventre aconteceu na última quarta-feira (30), às 14 horas, na sede do Centro de Referência e Assistência Social (Cras), com uma palestra sobre Alimentação Saudável na Gestação. Desenvolvido pela Secretaria da Assistência Social de Canavieiras, em parceria com a Secretaria da Saúde, o programa consiste em ações socioeducativas voltadas às gestantes em situação de vulnerabilidade social.

Na ocasião, o público formado por 20 gestantes recebeu orientações dadas pela nutricionista Valéria Amorim, do Centro Médico, que relatou sobre a importância da alimentação balanceada durante a gravidez. “A boa saúde contempla a boa alimentação. Hábitos alimentares saudáveis interferem tanto na formação da nova vida, quanto na saúde da mulher”, ressalta.

Também representando a Secretaria da Saúde, a coordenadora da Atenção Básica, Helma Valiense, ressaltou a importância do aleitamento materno, os mitos e os cuidados para que a produção do leite seja estimulada e não comprometida. “A amamentação exclusiva é ideal até os seis meses do bebê, é no leite materno que ele encontra todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento”, explicou a enfermeira, que também falou sobre cuidados

Segundo a Secretária da Assistência Social, Vanessa Leite, para participar das atividades é necessária a inserção no programa Bolsa Família e a realização de pré-natal na rede de saúde pública no município. “Elas precisam estar inscritas no Cadastro Único e participar regularmente das ações previstas pelo programa. Os encontros acontecerão quinzenalmente, conforme descrito no cronograma com temas pontuais, além dos atendimentos individuais, quando se fizerem necessários”, disse a secretária.

Explica a assistente social do Cras, Ana Angélica, que nos encontros mensais, as gestantes recebem orientações, através de palestras ministradas pelos profissionais da Secretaria da Saúde. “Nossa grande preocupação é com a redução dos indicadores de morte materna e neonatal, por isso, em todas as palestras, os profissionais incentivam a realização do Pré-natal”, informou. O próximo encontro do Vida no Ventre está programado para o dia 27 de abril.